the chesapeake bay-bridge tunnel

É assim que é dirigir pelo túnel Chesapeake Bay-Bridge de 17,6 milhas

O que pode ser uma viagem assustadora para alguns é emocionante para outros quando se trata de cruzar quase 20 milhas deste sistema de pontes e túneis.

o túnel chesapeake bay-bridge

Se você nunca teve que cruzar a Baía de Chesapeake da Península Delmarva até a costa leste da Virgínia, provavelmente não saberia sobre o Chesapeake Bay-Bridge Tunnel. Nesta tranquila e desavisada localização ao sul, há uma ponte que se estende de um pedaço de terra a outro, cobrindo uma distância de quase 20 milhas. Quando se pensa em um sistema de pontes, eles normalmente pensam em uma série de pontes que conectam vários pedaços de terra dentro de uma baía – em vez de uma ponte que atravessa uma baía inteira, sem terra no meio, por quilômetros e quilômetros a fio.

O Chesapeake Bay-Bridge Tunnel é uma façanha moderna da engenharia, mas também é considerada uma das estradas – ou pontes, tecnicamente – mais assustadoras do país. Para aqueles que têm medo de altura, espaços abertos ou águas abertas, não está destinado a ser a experiência mais emocionante. No entanto, dependendo da sua opinião sobre ter a chance de dirigir pelo que já foi considerado uma das sete maravilhas da engenharia global, também pode ser uma experiência verdadeiramente humilhante.

Atualizado por Lauren Feather, 26 de fevereiro de 2022: As majestades modernas da tecnologia e da arquitetura nunca param de surpreender a mera moral. De estupendos arranha-céus a gigantescas instalações de arte, o mundo está cheio de espetáculos magníficos do que os humanos são capazes de criar. As pontes também são uma dessas façanhas épicas feitas pelo homem – e o Chesapeake Bay Bridge-Tunnel é um dos melhores exemplos dos EUA, e é por isso que adicionamos ainda mais informações alucinantes sobre a fascinante história dessa estrutura excepcional.

Atravessando a Baía de Forma Extrema

Quando os viajantes chegam a esta extensa travessia de água, é mais como olhar para uma serpente gigante de concreto que serpenteia pela água, até uma visão nunca vista. Possui um tipo diferente de admiração do que as pontes esculpidas pela natureza, mas, mesmo assim, é fácil imaginar a própria ponte ganhando vida para assumir alguma forma de monstro marinho que se assemelha ao Lago Ness, com cada subida e descida da ponte sendo uma corcunda nas costas do monstro. Na verdade, é uma mistura de concreto, cimento, asfalto e aço que compõe esse gigante imóvel, uma verdadeira obra-prima.

A ponte em si não é muito larga e permite apenas espaço suficiente para duas faixas de passagem de carros, com duas pontes de duas faixas paralelas uma à outra, lado a lado, por quase 20 milhas. É o tipo de ponte em que você não quer ser pego durante o tempo ventoso ou uma tempestade e, especialmente, não no trânsito (o que acontece). Ao contrário de uma ponte suspensa, o Bay-Bridge Tunnel não tem a altura de outras pontes, fazendo com que os motoristas se sintam como se estivessem dirigindo sobre a superfície da água, sem muita distância entre seus carros e as ondas abaixo. … e tudo isso antes de chegar ao primeiro túnel.

Em um dia claro e ensolarado, atravessar a ponte é absolutamente deslumbrante. No entanto, também existem dois túneis que compõem partes desta ponte, cada um com pouco mais de um quilômetro de comprimento. Esses túneis foram construídos para permitir a travessia de navios de carga, já que o embarque dentro e fora dessa baía é muito frequente para permitir apenas uma ponte. Portanto, não é incomum ver um cargueiro passar pelo túnel para o qual os motoristas estão prestes a descer e, quando você chega do outro lado, não é incomum ver o cargueiro do outro lado do túnel em seu espelho retrovisor.

A melhor maneira de descrevê-lo é uma viagem e um pouco enervante, mas ainda assim incrível. Os próprios túneis são simples, com paredes de azulejos, com lados ligeiramente curvos que fazem os motoristas se sentirem como se estivessem acelerando em uma estação de metrô. É sempre importante ficar alerta tanto nos túneis quanto na ponte.

Sem Puxar

A segunda coisa que muitos motoristas percebem é que não há lugar para parar ao lado da ponte. Ao longo do caminho, existem alguns acostamentos mais largos que permitem que dois, talvez três carros, puxem para o lado em caso de emergência, mas é isso. Portanto, uma vez que uma pessoa se comprometeu, ela está praticamente envolvida durante os 20 minutos completos de carro em mar aberto. Não tenha medo, porém – uma ilha artificial criada no centro do Bridge-Tunnel não apenas permite que os motoristas façam uma pausa, mas também abriga um pequeno restaurante e uma loja de presentes. No entanto, os viajantes não terão a chance de explorar este ponto de parada exclusivo até 2024 como outra seção de túnel no Thimble Shoal Channel atualmente está sendo construído.

A História Impressionante

Por mais de 57 anos desde a sua conclusão em 1964, o Chesapeake Bay Bridge-Tunnel atraiu atenção global como uma maravilha da engenharia e uma incrível conveniência para viagens na Costa Leste. Na verdade, ele causou tanta maravilha e admiração que foi selecionado durante uma competição mundial como uma das “Sete Maravilhas da Engenharia do Mundo Moderno” após sua inauguração em 15 de abril de 1964.

A competição também incluiu mais de uma centena de outros grandes projetos globais, o que apenas mostra o quão imbatível a ponte era como uma amostra de extremo espanto tecnológico, mecânico e arquitetônico que impressionou todo o planeta na época. Além deste estimado prêmio, ele foi classificado como “O Outstanding Civil Engineering Achievement” pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis em 1965 – apenas um ano depois de ter conquistado o mundo.

Em seu apogeu, também foi a maior travessia consecutiva de pontes do mundo e, embora seja agora uma das, sua incrível construção não é menos impressionante ou humilhante. Com um extenso trabalho de tressels, estradas e quatro ilhas artificiais que foram afundadas 40 pés abaixo da superfície para criar a descida gradual de cada túnel, o CBBT pode ser assustador para alguns, mas é uma verdadeira maravilha para a maioria da população mundial.

Além disso, não é apenas por sua maravilha arquitetônica e tecnológica moderna que foi celebrada com prêmios tão estimados; o túnel da ponte também oferece a máxima conveniência e é um truque de viagem excepcional para quem está na Costa Leste. Atravessando águas abertas onde a Baía de Chesapeake encontra o Oceano Atlântico, oferece uma conexão direta e fácil entre o sudeste da Virgínia e a Península Delmarva (compreendendo Delaware e os condados da costa leste em Maryland e Virgínia). No geral, a conexão corta impressionantes 95 milhas da rota entre Virginia Beach e as áreas ao norte de Wilmington, o que, no geral, faz uma enorme diferença no consumo de gasolina de todos, bem como no tempo de direção.

Além disso, para atender às futuras demandas de tráfego e oferecer uma travessia mais segura, um projeto de travessia paralela começou no verão de 1995, abrindo quatro faixas na ponte para o tráfego após sua conclusão em 19 de abril de 1999. Esse projeto de construção extra foi tão desafiador quanto construindo a própria ponte-túnel, e mais uma vez ganhou a atenção do mundo por ser um tremendo exemplo de uma conquista da engenharia moderna.

Além do mais, mais de 150 milhões de veículos comerciais e de passageiros cruzaram a ponte-túnel digna de uma foto até agora, provando ser um caminho indispensável que mudou os deslocamentos de muitos na região.